Avançar para o conteúdo principal

Pior registo de natalidade

Portugal soma mínimo de sempre e Reino Unido máximo de 40 anos.

Os números mais recentes do Instituto de Registos e Notariado, com 37 952 bebés registados, no corrente ano 2013, até ao dia 26 de junho confirmam as tendências catastróficas da natalidade em Portugal. O problema não é, porém, geral na Europa nem terá só que ver com a as políticas de austeridade, já que o Reino Unido revelou esta semana o maior número de nascimentos de bebés dos últimos 40 anos, desde 1972.
Salvo reviravolta nos registos de nascimentos no 2º semestre de 2013, Portugal registará pelo segundo ano consecutivo uma quebra de mais de 10%. Após ficar abaixo dos 100 mil bebés em 2011, o número baixou para menos de 90 mil em 2012 e cairá este ano para menos dos 80 mil.



Pelo contrário, um país em situação económica difícil, com drásticas medidas de austeridade como o Reino Unido registou nos últimos 12 meses um aumento de população da ordem das 400 mil pessoas e, fluxos imigratórios à parte, houve mais 239 100 nascimentos do que mortes.

O jornal ‘Daily Mail' publicou anteontem números ainda não oficiais, mas avançados pelo Office for National Statistics sobre um recorde de nascimentos nos últimos 12 meses, o maior no país desde 1972, e também dos mais elevados na Europa atual.

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas: "Quando temos eleições os submarinos emergem"

Reacção à proposta do PS de criar uma comissão de inquérito. "Quanto temos eleições, os submarinos emergem. Quando as eleições passam, voltam a submergir". Foi assim que Paulo Portas reagiu hoje à proposta de comissão de inquérito anunciada este fim-de-semana pelo PS ao caso dos submarinos e dos Pandur, da responsabilidade de Portas quando era ministro da Defesa de Durão Barroso. À saída do XXXV Congresso do PSD, o vice-primeiro-ministro aproveitou para reforçar o apelo ao PS para o consenso com a coligação e falou da importância de o país não ter cedido a um segundo resgate. Sobre a lista conjunto às eleições europeias, o líder do CDS reconheceu Paulo Rangel como uma opção que teve o apoio do CDS e disse acreditar que a dupla Rangel - Nuno Melo está em condições de "combatitividade". Sobre as políticas de Governo, reforçou a ideia de que não acredita numa "política de salários baixo" e que os cortes nos custos do trabalho já foram "suficient