Avançar para o conteúdo principal

Como se faz manipulacao jornalistica na RTP

Sandra Felgueiras apresentou no seu programa ‘Sexta às 9’ (RTP 1) uma reportagem manipulada sobre as condecorações atribuídas pela Presidência da República.

Transvestida de "investigação", visou lançar lama sobre Cavaco Silva, suspeitas sobre as suas atribuições de condecorações e principalmente pressionar a atribuição do Colar da Ordem de Cristo ao "comentador" da própria RTP, José Sócrates, pelo seu lindo serviço à pátria como primeiro-ministro.


Como poeira para os olhos, falava de condecorações atribuídas por presidentes anteriores, sem interesse nacional, mas sugeria que Cavaco condecorou um agricultor por este lhe ter oferecido há um ano um almoço e uma instituição social algarvia por ter sido visitada há dois anos por Maria Cavaco Silva. As imagens a preto e branco sugeriam opacidade nas escolhas presidenciais, identificadas como "coincidências".
A reportagem não pôs em causa qualquer das centenas de condecorações nacionais atribuídas por Eanes, Soares e Sampaio. Apenas as de Cavaco, para se concentrar no seu único objectivo: servir Sócrates.
A reportagem ignorou que Sampaio não condecorou Santana Lopes e que a Ordem de Cristo foi atribuída a Durão Barroso por Sampaio antes de ele ter chegado a primeiro--ministro. Para condenar Cavaco e pressioná-lo a condecorar Sócrates, a reportagem disse a respeito deste: "A justiça que falta a um primeiro-ministro." Felgueiras e a sua equipa exprimem assim a opinião de que é uma "injustiça" Sócrates não ter a Ordem de Cristo. Ao serviço dos interesses de Sócrates, a reportagem não indicou que Cavaco ainda tem mais de dois anos para atribuir a condecoração a Sócrates, se estiver para aí virado; não referiu que Sócrates já tem outra condecoração, atribuída por Sampaio; só ouviu opiniões favoráveis a Sócrates; não permitiu esclarecer se Sócrates, como primeiro-ministro e pelo que fez a Cavaco (e não se conhece publicamente senão a ponta do véu), merece qualquer condecoração deste mundo.
A desinformação da reportagem relacionou a ausência da Ordem de Cristo a Sócrates pelas críticas que este faz a Cavaco na própria RTP, interpretação abusiva por não ser factual; inventou que as condecorações dadas por Cavaco (não as dos outros presidentes) são "polémicas", quando foi a própria reportagem a inventar essa "polémica" em repetidos rodapés. A "reportagem" foi depois resumida, para ter destaque nos noticiários. Felizmente sem pressão governamental passista, a RTP de Luís Marinho, Paulo Ferreira e Sandra Felgueiras continua socratinista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas: "Quando temos eleições os submarinos emergem"

Reacção à proposta do PS de criar uma comissão de inquérito. "Quanto temos eleições, os submarinos emergem. Quando as eleições passam, voltam a submergir". Foi assim que Paulo Portas reagiu hoje à proposta de comissão de inquérito anunciada este fim-de-semana pelo PS ao caso dos submarinos e dos Pandur, da responsabilidade de Portas quando era ministro da Defesa de Durão Barroso. À saída do XXXV Congresso do PSD, o vice-primeiro-ministro aproveitou para reforçar o apelo ao PS para o consenso com a coligação e falou da importância de o país não ter cedido a um segundo resgate. Sobre a lista conjunto às eleições europeias, o líder do CDS reconheceu Paulo Rangel como uma opção que teve o apoio do CDS e disse acreditar que a dupla Rangel - Nuno Melo está em condições de "combatitividade". Sobre as políticas de Governo, reforçou a ideia de que não acredita numa "política de salários baixo" e que os cortes nos custos do trabalho já foram "suficient